A água é uma substância que diferencia a terra dos demais planetas. A poluição desse recurso natural, essencial para a existência da vida, indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, o que atinge o homem de forma directa. No consumo, na higiene, na utilização doméstica, nas indústrias e na irrigação de plantações. Mas para que isso seja possível, é preciso pensar em uma forma de gerir o uso da água. E a escola é o local onde tal aprendizado pode ser difundido e multiplicado.
O projecto atingiu cerca de 3564 alunos, matriculados na escola de base do Iº e IIº nível nº 333. Além desse espaço físico, foi criada uma rede de projectos e ideias que são levadas até todas as escolas do município para incentivar e apoiar uma nova forma de aprender, envolvendo os professores e alunos explorando as possibilidades de integrar escola-comunidade. O trabalho dos professores é essencial eles são a ponte entre o monitor e os alunos das escolas.
A aprendizagem baseada em projecto é uma estratégia de ensino que permite aos alunos assumir a responsabilidade pelo seu aprendizado ao tomar decisões e criar soluções para problemas que lhes interessam. Ao serem inseridos nas questões na comunidade, os alunos desenvolvem a percepção de valorizar um lugar que é comum a todos. Eles aprendem assim, que cuidar do meio ambiente beneficia não só a natureza, mas a eles mesmos e toda a cidade.
Todos os alunos são orientados a preservar e economizar não só a água da escola, mas também a de suas residências. Dessa forma, pode-se observar, que quando escolas e comunidade trabalham juntas, todos progridem.
Ao longo do projecto a comunidade teve excelente apoio, o que permitiu a troca de informações e aprendizado com os integrantes envolvidos do município.
Viu-se que por meio de um projecto implantado no município chegou-se a conclusão que a melhor maneira de tratar as questões ambientais é com a participação de todos os cidadãos interessados em vários estratos da sociedade. Informar, ouvir e decidir são tarefas que tem haver com a participação pública no processo.
Importa lembrar que cada munícipe, além de ser informado e ter o direito de participar das decisões, antes de tudo, deve ser orientado a criar a compreensão de preservar do local. É preciso permitir que ele seja integrado á questão ambiental e se torne um co-responsável do processo, assumindo uma parcela de cuidado no local onde vive.
Só assim ele poderá contribuir para a melhoria da qualidade ambiental na sua vida e na da sua comunidade.
domingo, 9 de maio de 2010
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